Programa Senac

de Acessibilidade

Desde 2002, a Instituição desenvolve um programa nacional voltado para a inclusão de pessoas com deficiência, por meio da educação profissional. Com isso, promove a (re)inserção desses brasileiros no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhoria na qualidade de vida de todas elas. Anteriormente chamado de Deficiência & Competência, o programa estratégico para a Instituição, ganhou, em 2010, novo nome: Programa Senac de Acessibilidade (PSA).

 

Assim, o Senac amplia o seu trabalho e aprimora sua programação para atender uma grande parcela da população brasileira. Segundo dados do Censo de 2000, existem no Brasil cerca de 24,5 milhões de pessoas com deficiência. Além disso, de acordo com a legislação federal, empresas com mais de 100 funcionários têm de destinar 2% de suas vagas a pessoas com deficiência ou reabilitadas; sendo 3% para quem emprega até 500 trabalhadores e 5% a empresas com mais de mil funcionários. Assim, o Senac tem investido na preparação de profissionais capazes e competentes para atender à exigência legal.

No Senac Amapá, as deficiências não são barreiras. Esse público é atendido na programação regular, a fim de incentivar a integração. Somente quando solicitado por algumas organizações parceiras, turmas especiais são abertas.

 

Em 2006 a instituição contratou para compor o quadro de instrutores da área de Tecnologia Educacional Valéria da Costa Ribeiro, amapaense e pedagoga, portadora de deficiência auditiva. Com essa iniciativa, o Senac também se preocupou em atender a Lei Nº 0834, de 27 de maio de 2004, que reconhece no Estado do Amapá, a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como meio de comunicação objetiva de uso corrente. Atualmente, o Senac conta com mais profissionais que trabalham Libras: José Ronaldo Souza Carvalho (professor surdo), Marcos Luis Silva de Amorim (professor e intérprete), Tamila Cristina de Lima Santos (professora e intérprete), Ronielson da Costa Gonçalves (professor e intérprete) e Vanildo Alfaia Rodrigues (professor surdo).

As iniciativas de inclusão social do Senac em todo o Brasil, tornam-se práticas cada vez mais sólidas e efetivas, com registros valiosos no Programa Senac de Acessibilidade.

LINKS IMPORTANTES

SENAC NACIONAL

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Sede

Av. Henrique Galúcio, 1999 - Santa Rita / CEP - 68901-255

Unidade Operativa Santana - UOS

Av. Ubaldo Figueira, 1150 - Brasília / CEP - 68925-186

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta

Serviço de Atendimento ao Consumidor - 08h às 20h

Administrativo - 08h às 12h / 14h às 18h

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta

08h às 12h / 14h às 18h

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Regional Amapá / 2016 www.ap.senac.br Todos os direitos reservados