Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Amapá

Sustentabilidade e Moda: o mundo agradece


Por Dara Oliveira – Estagiária de Jornalismo do Senac, em 22/11/2018




Nas últimas décadas, o consumismo excessivo tem sido responsável por transformações negativas no cenário global. O mundo tem sofrido os impactos gerados pela falta de comprometimento dos grandes mercados com medidas que visem o descarte correto de tudo que é produzido em grande escala. O mercado da moda não se difere dos demais, por isso integrar moda e sustentabilidade é um tema tão atual e importante.

O Projeto Integrador (PI) do curso de Costureiro foi idealizado a partir desta premissa. O evento realizado em formato de desfile na quinta-feira (22/11/2018), reuniu modelos criados pelos alunos com base nos princípios da sustentabilidade na moda. De acordo com Vera Lúcia Oliveira, instrutora do curso, a escolha da temática é fruto da realidade que vivenciamos, tendo em vista as mudanças ocasionadas pela poluição no meio ambiente.







"Todo material usado no PI é reutilizável. Coisas que tinham sido descartadas, que iriam para o lixo, os alunos coletaram, reaproveitaram e fizeram as peças que foram apresentadas", explica a instrutora.

Ela conta que as peças jeans, com material mais durável e tempo maior de decomposição na natureza, foram recortadas e remendadas juntamente outros tecidos, e partir daí foram confeccionadas novas peças como macacões, bolsas e vestidos infantis. "Tivemos também peças criadas com aviamentos de pedaços de CD que viraram rosas, pétalas, folhas. Esses detalhes conseguiram transformar, por exemplo, um vestido muito simples em uma peça glamorosa, de noite", completa Vera.




Para a aluna egressa do curso, Débora Senna, a experiência de participar de um projeto com uma temática tão importante, foi gratificante. "Para uma primeira vez foi demais, foi bem proveitoso. Chegar aqui hoje e ver o resultado do nosso trabalho é muito emocionante. Fica a atenção que devemos ter com nosso planeta, reutilizar tudo que puder, o mundo agradece!", pontua Débora.

Não contamos nenhuma novidade quando dizemos que o planeta terra precisa de ajuda, e que todos os anos milhares de restos de tecidos são descartados inadequadamente por malharias de todos os portes em todas as partes do mundo. O Projeto Integrador realizado pelos alunos do curso de Costureiro do Senac foi uma forma de chamar a atenção para sustentabilidade na moda, bem como reforçar a importância de ações comprometidas com a saúde do nosso planeta. Enfatizando o que disse a aluna Débora "o mundo agradece!".

Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.

(96) 3214-4106 / (96) 3214-4107
atendimento@ap.senac.br