PRONATEC

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

A economia brasileira precisa de profissionais qualificados para continuar a crescer. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) nasceu com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino de qualidade para os brasileiros de norte a sul do país.

A iniciativa, criada pelo Governo Federal e apoiada por instituições de ensino em todo o país, conta com a participação do Senac desde a elaboração de programas de incentivo até a oferta de vagas gratuitas nos seus cursos de Educação Profissional.

 

• Quem é beneficiado?

O Pronatec beneficia brasileiros jovens e adultos de baixo poder aquisitivo. A parceria do Governo Federal com o Senac possibilita às pessoas assistidas acesso a bolsas-formação. Há dois tipos: a bolsa-formação estudante e a bolsa-formação trabalhador.

 

A bolsa-formação estudante destina-se a alunos da rede pública de ensino médio e da rede privada na condição de bolsista integral para participação em cursos técnicos a partir de 800h.

 

Já a bolsa-formação trabalhador é destinada a pessoas de baixo poder aquisitivo e trabalhadores em geral para participação em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

 

Em ambos os casos, os beneficiários terão direito a cursos gratuitos e de qualidade, assistência estudantil e todos os materiais escolares necessários.

 

O Senac poderá atender também aos beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) Técnico, que provê linhas de crédito direto aos que já tenham concluído o ensino médio - em caráter individual (Fies Estudante) ou por meio de empresas que queiram qualificar seus empregados (Fies Empresa).

 

• Atividades extracurriculares

Alguns dos participantes do programa podem estar afastados dos ambientes escolares há muito tempo. Para esses alunos, e para todos os demais que sentirem dificuldades no aprendizado, o Senac oferece atividades complementares ao conteúdo da programação.

Em alguns estados, são oferecidas atividades extraclasse, como visitas técnicas a empresas e estabelecimentos comerciais, palestras e oficinas. Tudo para que o aluno responda com eficiência ao que o mercado de trabalho espera.

LINKS IMPORTANTES

SENAC NACIONAL

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Sede

Av. Henrique Galúcio, 1999 - Santa Rita / CEP - 68901-255

Unidade Operativa Santana - UOS

Av. Ubaldo Figueira, 1150 - Brasília / CEP - 68925-186

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta

Serviço de Atendimento ao Consumidor - 08h às 20h

Administrativo - 08h às 12h / 14h às 18h

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta

08h às 12h / 14h às 18h

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Departamento Regional Amapá / 2016 www.ap.senac.br Todos os direitos reservados